MODELAGEM/COSTURA


Meninas, queria me desculpar novamente, mas descobri que é impossível fazer uma faculdade em outra cidade e ter um blog sem ter meu próprio cantinho aconchegante para isso, então como já estou de férias (por causa da copa), farei um resumão básico para vocês de como foi meu primeiro semestre, matéria por matéria, e hoje começarei por modelagem e costura.

Bom, modelagem nada mais é do que a parte da criação da roupa, e para isso existem 2 opções diferentes (que eu aprendi, pelo menos) para você começar a criar sua peça.

Nós começamos com o molde
O molde é aquele que é feito na forma plana (é mais usado o papel craft) e, para isso, nossa professora nos indicou o livro Modelagem Industrial Brasileira. Nele, temos todas as tabelas com medidas de todos os tamanhos, temos passo-a-passo da criação e ilustrações de centenas de peças de roupas para mulheres, homens, e crianças. 
No começo parece um bicho de 7 cabeças, mas logo no seu segundo contato com ele, você já passa a entendê-lo melhor. 

E claro, temos réguas especiais para isso, como a de cava, de quadril, etc.
Depois de criado, nós não usaremos ele. 
Como se diz o nome, ele é o nosso molde para todas as nossas outras criações, ele é o básico, tudo que vir de diferente e mudado, virá a partir dele, afinal é preciso saber construir, para poder desconstruir, por isso ele será "carretilhado" em outra folha, que você poderá fazer o que quiser com ela, enquanto o seu primeiro molde estará guardado esperando suas novas criações. 


Este é o molde já carretilhado e cortado da parte de trás de uma saia tamanho 36 com duas penses. Ele foi usado para minha primeira avaliação, onde tive que passar este molde para o tecido (algodão cru) e costurá-lo.


 (A qualidade das fotos não está muito boa, porque tive que colocar uns efeitos para que vocês pudessem observar bem os detalhes.)


As penses


E até já coloquei meu primeiro zíper invisível!

Mas fica a dica, meninas: eu nunca fiz curso algum antes de entrar na faculdade, tanto de desenho, como de corte e costura, e não vou dizer que faz falta, porque eu estou aprendendo tudo super bem, porém, eu sinto uma pequena dificuldade ainda com costura, e o curso ensina isso muito rápido, portanto quem puder, faça um curso de costura antes, com certeza seu desempenho será bem melhor!


E, como eu disse, a segunda opção é chamada moulage.
O moulage é uma forma avançada da modelagem, ele é conhecido por ser usado na Alta Costura (como Chanel, Yves Saint Laurent, etc), e ao contrário da criação plana (o molde), o moulage é feita diretamente no manequim, aprimorando o caimento e o acabamento da roupa. 
Usando esse processo consegue-se reduzir a margem de erros no caimento e acabamento da peça.



Esta foi nossa primeira moulage, onde estávamos aprendendo transferência de penses. 
E diante disto, tivemos que criar uma moulage a partir dos princípios do livro Fashion Design Manual do Estilista para nossa segunda avaliação.


Meu princípio escolhido foi assimetria e ritmo. 

E depois para a avaliação de costura, tivemos que costurá-lo. 


Sem dúvidas, para mim, modelagem é mais fácil, mas o moulage é mais prazeroso de ser feito. 
Enfim, meu primeiro semestre foi isso, meninas.
Fiz modelagens de saia, calça, blusa e manga comprida, e por enquanto de moulage, apenas isso.
Mal posso esperar para o próximo semestre, porque talvez teremos a mega sorte de ter aula com a professora francesa que trabalhou na Dior, e aprender com ela apenas no segundo semestre será simplesmente sensacional.
Espero que vocês tenham gostado,
Beijinhos.

2 comentários: